Orientações necessárias | I - Informações sobre o exame
- A colonoscopia tem a finalidade de avaliar o intestino grosso (reto e cólons) e, quando possível, o íleo terminal (parte final do intestino delgado).
- Consiste na visualização do interior do intestino grosso por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
- Para realizar o exame, o cliente recebe sedação endovenosa.
- Quando necessário, o médico examinador realiza biópsias ou ressecção de pólipos. O material colhido segue para exame anatomopatológico.
II - Critérios de realização
- Este exame é feito somente com pedido médico e agendamento prévio.
- A idade mínima para a realização da colonoscopia é 14 anos.
- Clientes menores de 18 anos devem necessariamente estar acompanhados de um responsável legal (pai, mãe ou tutor legal), desde o momento de sua chegada ao Laboratório Pró-diagnóstico até o término do exame.
- Clientes maiores de 18 anos precisam estar obrigatoriamente acompanhados de um adulto, também desde o momento de sua chegada ao Laboratório Pró-diagnóstico até o término do exame.
- O exame não é realizado em gestantes.
- Mulheres que estão amamentando podem realizar o exame, porém deverão ficar seis horas após o exame sem amamentar.
- Nos 5 dias antes do exame, o cliente não deve ter feito exames com uso de contraste por via oral, como o exame de trânsito intestinal, por exemplo.
- Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) devem ser suspensas 5 a 7 dias antes do exame, com o consentimento e supervisão do médico solicitante. Ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®) não precisa ser suspenso.
- O medicamento Xenical® deve ser suspenso 7 dias antes, com consentimento do médico solicitante.
III - Preparo
Cinco dias antes do exame
- Deve ser suspenso o consumo de cereais integrais com casca, tais como linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada e cereais matinais (como Müsli® e Granola®).
Véspera do exame
- Fazer uma alimentação leve, sem resíduos ou com pouco resíduo: arroz, batata, pães, torradas, peixe, filé de frango, gelatina, ovos, sopa sem verduras e sem creme de leite.
- É necessário evitar verduras cruas, saladas, cereais, farelo de trigo, farelo de aveia, frutas, comida gordurosa e frituras.
- Deve-se tomar bastante líquido (no mínimo dois litros), como sucos de frutas coados e sem sementes, água-de-coco e Gatorade®. Só não são permitidos leite, seus derivados e bebidas alcoólicas.
- Em torno das 19 horas, deve-se tomar dois comprimidos do laxante Dulcolax®.
- Obs.: pessoas obstipadas (com intestino preso) devem fazer esse preparo também na antevéspera do exame e tomar o laxante nos dois dias.
Dia do exame
- Pode-se tomar líquidos como chá, suco de fruta coado, café, refrigerantes ou água, usando adoçantes ou açúcar. Não ingerir leite.
- Fora os líquidos acima citados, nenhum outro alimento deve ser consumido antes do exame.
- Deve-se estar acompanhado por uma pessoa adulta, que precisa ficar junto na suíte. Recomenda-se que vista roupa confortável para iniciar o preparo para o exame e que leve roupa íntima de reserva.
- Além da solicitação médica, necessária para a realização da colonoscopia, devem ser apresentados exames anteriores relacionados (colonoscopia e enema opaco).
- É necessário informar ao médico ou à enfermeira os eventuais problemas de saúde que possua (como pressão alta, diabetes, alergias, etc.).
Atenção:
- Se o exame de colonoscopia for realizado junto com a endoscopia digestiva alta, deve-se seguir somente as orientações de preparo da colonoscopia.
IV - Tempo de permanência no Laboratório Pró-diagnóstico
- Preparo do cliente: o preparo do intestino é feito no Laboratório Pró-diagnóstico com uma medicação, tomada por via oral, e dura em média duas horas, embora dependa da função intestinal de cada pessoa.
- Repouso após o exame: em média 60 minutos.
- Duração do exame: em média de 15 a 30 minutos.
VI - Cuidados após o exame
- Deixar o Laboratório Pró-diagnóstico acompanhado.
- Devido ao uso de sedativo, não se pode dirigir automóvel ou outros veículos durante todo o dia após a realização do exame.
- Durante um período de aproximadamente oito horas, não é possível realizar tarefas que necessitem de atenção, como mexer com máquinas e em objetos cortantes.
- Nenhum outro exame deve ser realizado no mesmo dia depois da colonoscopia.
- Deve-se manter em repouso no restante do dia, alimentando-se com dieta leve e ingerindo bastante líquido.
- A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia.
- Além disso, é possível que haja diarréia por um período de cerca de 12 horas.
- Quando são realizadas biópsias durante a colonoscopia, podem aparecer estrias sanguinolentas nas fezes.
- Em caso de haver qualquer outro sintoma, deve-se entrar em contato com o Laboratório Pró-diagnóstico.
VII- Observações
- Se houver a necessidade da realização de biópsias ou ressecção de pólipos, haverá a inclusão e cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão diferente que for biopsiada e de cada pólipo retirado, bem como do procedimento de retirada dos pólipos (polipectomia). Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
- Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame anatomopatológico, bem como para a retirada de pólipos, se esta for necessária. Caso sejam realizados mais de um exame anatomopatológico, a solicitação médica deverá estar no plural (anatomopatológicos).
|