Orientações necessárias | I - Critério de realização
- O exame só é realizado em adultos e crianças maiores de 5 anos e, mesmo nestes casos, o Laboratório Pró-diagnóstico faz uma avaliação técnica no dia marcado para a instalação do aparelho, para a confirmação definitiva da possibilidade de realizar o holter, pois crianças com muito baixo peso, hiperatividade e outras condições especiais, podem impossibilitar a realização do exame.
Atenção:
- No exame em clientes pediátricos, a participação dos pais é imprescindível para a obtenção de uma qualidade adequada dos registros do eletrocardiograma, evitando que a criança manuseie o equipamento e acessórios, como apertar botões e tracionar fios, e que participe de atividades esportivas intensas ou mesmo coletivas durante a realização do exame.
II - Interferentes
- O holter não pode ser realizado na presença de queimaduras na pele do tórax, especialmente as causadas por exposição ao sol, além de alergia importante a álcool, éter ou esparadrapo.
III - Preparo
- Não suspender os medicamentos em uso, exceto se o médico solicitande orientou a suspensão.
- Caso utilize marcapasso, trazer cópia das informações do gerador do marcapasso (modelo, série, data de implantação e limiar agudo).
- O cliente deve apresentar o pedido médico e resultados anteriores, se houver.
- Nas 24 horas anteriores ao exame, a pele do tórax não pode receber cremes, pomadas, bronzeadores ou outras substâncias oleosas.
- No dia do exame, recomenda-se que o cliente tome banho o mais próximo possível do horário da colocação do aparelho de holter, uma vez que, durante a monitorização, não é possível fazer a higiene corporal completa.
- Ao comparecer ao Laboratório Pró-diagnóstico, o indivíduo deve estar usando um cinto, pois esse acessório ajuda a prender o aparelho de holter à sua cintura, e não vir com camisa ou blusa muito justa ou colada ao corpo, para evitar o risco dos eletrodos se soltarem durante a colocação ou retirada da blusa.
- Após o exame, convém evitar a luz do sol na pele do tórax pelo período de uma semana. Em caso de necessidade absoluta de exposição solar, recomenda-se utilizar protetor solar com FPS superior a 30.
Atenção:
- É necessário retornar ao Laboratório Pró-diagnóstico no dia seguinte, por volta do mesmo horário, para retirar o aparelho de holter.
|
Método | - A eletrocardiografia ambulatorial dinâmica tem a finalidade de avaliar a atividade elétrica do coração pelo período convencional de 24 horas, armazenando o eletrocardiograma em um gravador especial, que o cliente transportará durante toda a realização do exame;
- Os dados são obtidos pela colocação de alguns eletrodos sobre a pele do tórax, previamente preparada, que são conectados a cabos ou rabichos que, por sua vez, transmitem as informações que serão gravadas habitualmente em memória sólida (equipamentos que dispensam o uso de fita, sendo o sinal digital gravado diretamente em uma placa de memória);
- Após o término da gravação, o médico especialista analisa os dados em computador dedicado para o fim.
|
Interpretação e comentários | - A metodologia tem, como principal e consensual indicação, a detecção e a caracterização de arritmias, relacionando-as com sintomas como palpitações, taquiarritmias, tonturas, síncope, dispnéia, dor torácica e até mesmo com possíveis manifestações de origem neurológica associadas a acidentes vasculares cerebrais. O holter ainda se presta à estratificação de risco em indivíduos sem sintomas de arritmias, especialmente após infarto do miocárdio, e em portadores de insuficiência cardíaca congestiva e de formas específicas de miocardiopatias.
- Outras aplicações incluem a avaliação de terapêutica antiarrítmica e da função de marca-passos, a monitorização de isquemia do miocárdio, incluindo pessoas com suspeita ou mesmo com doença coronariana conhecida e indivíduos com testes ergométricos com isquemia documentada, e também a avaliação pré-operatória em portadores de doença vascular periférica. O exame também é útil em crianças com sintomas que podem ser relacionados com arritmias ou em crianças já portadoras de cardiopatias, servindo para o estabelecimento de risco e para a avaliação terapêutica apropriada.
- Uma vez que há programas específicos de computador atualmente incorporados à eletrocardiografia dinâmica, o exame também dispõe da avaliação do balanço autonômico do coração, sugerindo predomínio de atividade simpática ou parassimpática, o que tem importância prognóstica em determinadas doenças cardiovasculares. Para essa abordagem, emprega-se a variabilidade da freqüência cardíaca, ciclo a ciclo cardíaco, durante as 24 horas de monitorização, no domínio do tempo e da freqüência.
|