Orientações necessárias | Materiais
- Este exame pode ser realizado em escarro, lavado broncoalveolar, lavado brônquico, lavado gástrico, swab de orofaringe, liquor, urina, sangue, medula óssea, líquido ascítico e líquido pleural. Não pode ser realizado em biópsia de tecido fixada em formol, incluída ou não em parafina.
Escarro
- É necessário retirar o frasco estéril apropriado e as instruções de coleta em uma das unidades Laboratório Pró-diagnóstico, uma vez que a amostra deve ser colhida em casa.
- O cliente precisa entregar o material no Laboratório Pró-diagnóstico até seis horas após a coleta, caso a amostra seja mantida em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada.
- Excepcionalmente, o material poderá ser colhido no Laboratório Pró-diagnóstico, porém somente na Unidade Ibirapuera. Não há necessidade de agendamento, porém existe possibilidade de espera para a coleta, caso a sala apropriada para este procedimento esteja sendo utilizada.
Lavado broncoalveolar ou brônquico
- Caso a coleta seja efetuada no Laboratório Pró-diagnóstico, o cliente tem de agendar também uma broncoscopia.
Lavado gástrico
- A coleta deste material requer um jejum de 12 horas e pode ser feita no Laboratório Pró-diagnóstico ou não. No caso de material enviado, é necessário retirar previamente o kit no Laboratório Pró-diagnóstico.
- O cliente precisa entregar o material no Laboratório Pró-diagnóstico até seis horas após a coleta, caso a amostra seja mantida em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada.
Liquor
- Caso a coleta seja feita no Laboratório Pró-diagnóstico, o cliente deve agendar um exame de liquor.
- Para material enviado, 1 mL, refrigerado.
- Estabilidade: 72h se refrigerado de 4-8 °C.
Urina
- O cliente deve colher a primeira micção da manhã, em frasco sem conservante. Eventualmente, é possível fazer o exame em amostra colhida em outro horário. A análise, porém, não é efetuada em urina de 24 horas.
- Estabilidade: 72h se refrigerado de 4-8 °C.
Líquidos ascítico e pleural
- A coleta pode ser feita no Laboratório Pró-diagnóstico, guiada por ultra-som, com agendamento prévio do procedimento de coleta.
- Amostras não colhidas no Laboratório Pró-diagnóstico devem ser mantidas refrigeradas e entregues em até 72 horas após a coleta.
Medula óssea
- Caso a coleta seja realizada no Laboratório Pró-diagnóstico, o cliente também precisa agendar a punção com antecedência.
|
Interpretação e comentários | - Este teste é específico para o diagnóstico de infecções causadas por micobactérias do complexo M. tuberculosis, que compreende as espécies M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum e M. microti. Em escarro, o exame apresenta especificidade e sensibilidade próximas de 99% quando a detecção direta da micobactéria em esfregaços desse material (por Ziehl-Neelsen) é positiva. Em casos de Ziehl-Neelsen negativos, a sensibilidade cai para valores em torno de 50% a 70%. Portanto, um resultado negativo não descarta a possibilidade de infecção por micobactéria.
- A principal vantagem deste teste, em relação aos exames clássicos, como detecção direta e cultura, é a maior sensibilidade e também a maior rapidez de execução. No entanto, devido à possibilidade da presença de micobactérias atípicas e ao fato de a cultura ser considerada o método de referência para o diagnóstico de infecção por esses agentes, deve-se, sempre que possível, solicitar o teste molecular em conjunto com os métodos de cultura e detecção direta.
|