Orientações necessárias | I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em oito dias consecutivos, conforme abaixo:
- Primeiro dia: administra-se Thyrogen® por via intramuscular. O tempo de permanência no Laboratório Pró-diagnóstico é de cerca de 1 hora.
- Segundo dia: administra-se o Thyrogen® por via intramuscular. O tempo de permanência no Laboratório Pró-diagnóstico é de cerca de 30 minutos.
- Terceiro dia: realiza-se uma coleta de sangue para a dosagem de hormônio tiroestimulante (TSH) em jejum de 4 horas e administra-se o radioindicador por via oral. O tempo de permanência no Laboratório Pró-diagnóstico é de cerca de 30 minutos.
- Quarto dia: obtêm-se imagens em cerca de 20 minutos.
- Quinto dia: realiza-se uma coleta de sangue para a dosagem de tiroglobulina (TG) em jejum de 4 horas e obtêm-se imagens em cerca 1 hora.
- Sexto dia: intervalo. Não há necessidade de vir ao Laboratório Pró-diagnóstico.
- Sétimo dia: intervalo. Não há necessidade de vir ao Laboratório Pró-diagnóstico.
- Oitavo dia: obtêm-se imagens em cerca 1 hora.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- O limite de peso para a realização da cintilografia é de 175 kg.
- O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- É necessário aguardar 30 dias para marcar a cintilografia caso tenha realizado exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, como urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco, angiografia de olhos com indocianina verde, etc., ou se usou tintura para cabelo, cosméticos, bronzeadores e anti-sépticos que contêm iodo.
- Ao agendar o exame, é necessário informar os medicamentos usados nos últimos 30 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente.
- O uso de hormônios tiroidianos não deve ser suspenso.
- Para realizar o exame, o cliente deve adquirir, por conta própria, um kit com duas ampolas de Thyrogen® e levá-las ao Laboratório Pró-diagnóstico no primeiro dia do teste ou, então, solicitar ao fornecedor que as entregue diretamente no Setor de Medicina Nuclear do Laboratório Pró-diagnóstico, que fica na Rua Cincinato Braga, 282. O kit pode ser adquirido por meio do Serviço de Atendimento Thyrogen®, que atende os interessados pelo telefone 0800-771-2373.
III - Preparo
- Nos sete dias anteriores ao exame, o cliente precisa adotar uma dieta pobre em iodo, devendo, para tanto, diminuir a ingestão de sal comum, sal marinho (não refinado) e sal light.
- Não ingerir também os seguintes alimentos:
- leite industrializado e seus derivados (iogurte, sorvete e queijo);
- pão industrializado;
- embutidos (presunto defumado, salame, etc.);
- gema de ovo;
- leite-de-soja e molho preparado com soja (shoyu);
- peixes de água salgada, camarão e frutos do mar em geral;
- algas marinhas;
- chocolate;
- alimentos e/ou medicamentos com corante vermelho;
- alimentos tipo fast-food;
- O consumo dos alimentos abaixo é permitido nessa dieta:
- peixes de água doce (truta, pintado, etc.);
- leite em pó desnatado, manteiga e margarina sem sal;
- carnes frescas;
- ervas;
- óleo, azeite e vinagre;
- frutas frescas, sucos e frutas secas sem sal;
- alface, batata sem casca, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo fresco, couve, ervilhas, espinafre, nabo, pepino, tomate e vagem;
- pão caseiro, pão francês, bolacha integral e cream cracker, macarrão e massas sem ovos;
- arroz, aveia, cevada, farinha, feijão, milho e trigo;
- açúcar, mel, geléia e balas (exceto balas vermelhas);
- café passado no filtro e chás naturais.
|
Interpretação e comentários | - Este exame é realizado em portadores de neoplasia de tiróide submetidos à cirurgia de tiroidectomia total, com a finalidade de pesquisar massas ativas ou ectópicas de tecido normal ou neoplásico, no leito tiroidiano.
- No exame regular de PCI, é necessário interromper a utilização do hormônio tiroidiano exógeno, a fim de aumentar o nível sérico de TSH e, dessa maneira, elevar a sensibilidade do método. Algumas pessoas, porém, não toleram a suspensão. Em tais casos, portanto, utiliza-se o TSH recombinante (Thyrogen®) com a mesma finalidade da interrupção do hormônio. O medicamento é administrado por via intramuscular na dose de 0,9 mg por dois dias consecutivos. No terceiro dia do exame, o cliente recebe o iodo-131 por via oral e, então, são realizadas tomadas de imagens da região cervical e de corpo inteiro nos dias subseqüentes, na maioria dos casos até 120 horas após a aplicação do radioindicador. No quinto dia, colhe-se uma amostra de sangue para a medida de tiroglobulina sérica.
- Para informações sobre terapia com I-131 ver "Dose terapêutica de iodo-131 para afecções tiroidianas".
|